A CPCI – Confederação Portuguesa da Construção e do Imobiliário reflete o real peso social e económico da construção e do imobiliário no País, tendo por objetivo representar e defender todos os setores de atividade que convergem na construção, sentando à mesma mesa todos os agentes económicos dos diferentes domínios que contribuem para o produto final.

O setor da construção e do imobiliário é responsável por 18% do PIB e por 49,7% do investimento nacional, assegurando cerca de 800 mil postos de trabalho, o que corresponde a 15% no total do emprego. As atividades abrangidas pela CPCI representam 16% do total de empresas existentes em Portugal, isto é, cerca de 200 mil empresas em atividade.

A CPCI, que integra praticamente todas as associações que constituem a fileira, tem assento no Conselho Económico e Social e é Parceiro Social estratégico.

Manuel Reis Campos
Presidente da Confederação
Portuguesa da Construção e do Imobiliário

Licenciado em Engenharia Civil pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Manuel Reis Campos é Presidente do Conselho de Administração da SORI – Sociedade de Reabilitação de Imóveis, S.A., entre outras empresas a que está ligado.

Com um longo percurso no associativismo empresarial, destaca-se o exercício dos seguintes cargos: Presidente da Confederação Portuguesa da Construção e do Imobiliário – CPCI; Presidente da Associação dos Industriais da Construção e Obras Públicas – AICCOPN; Vice-Presidente da Federação Portuguesa da Indústria da Construção Civil e Obras Públicas – FEPICOP; Vice-Presidente da Confederação da Construção e do Imobiliário de Língua Oficial Portuguesa – CIMLOP; Presidente da Assembleia-Geral do Europarque; Vice-Presidente do Conselho da Construção do Noroeste Ibérico – CCNI; Vice-Presidente do Conselho Superior Associativo da AEP; Membro da Assembleia de Representantes da Ordem dos Engenheiros; Membro da Comissão Nacional da Avaliação de Prédios Urbanos – CNAPU; Membro do Conselho Consultivo do Instituto dos Mercados Públicos, do Imobiliário e da Construção – IMPIC; Membro do Conselho Consultivo do Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana – IHRU e Membro do Conselho Estratégico para a Internacionalização da Economia – CEI.