A CIP – Confederação Empresarial de Portugal representa mais de 150 mil empresas, que empregam 1,8 milhões de trabalhadores e são responsáveis por um volume total de negócios que representam 71% do PIB nacional.

A CIP tem como missão a defesa do tecido empresarial nacional, com autonomia e independência, em Portugal e no Mundo e afirma-se como uma estrutura que acredita numa economia aberta, baseada no conhecimento e na inovação, como motor do crescimento económico e social, defendendo uma economia dinâmica, assente no aumento da produtividade e da competitividade, em que as oportunidades, o crescimento e a prosperidade sejam partilhados por todos, e para a qual todos contribuam.

A CIP tem assento no Conselho Económico e Social e na Comissão Permanente de Concertação Social, bem como no Comité Económico e Social Europeu.

António Saraiva
Presidente da Direção
da Confederação Empresarial de Portugal

Preside à CIP- Confederação Empresarial de Portugal desde 2010. António Saraiva foi Diretor Comercial na Metalúrgica Luso-Alemã e Presidente do Conselho de Administração da Metalúrgica Luso-Italiana, SA.

Exerce atualmente funções de Presidente do Conselho de Administração do Taguspark, Presidente do Conselho de Administração da Compta Infraestruturas e Segurança, e administrador na Compta SA.

É Vogal do Conselho Estratégico da SOFID – Sociedade para o Financiamento do Desenvolvimento, IFIC, SA, e Presidente do Observatório para a Economia do Mar.

É também um especialista em Corporate Diplomacy e Associativismo, ao qual dedicou mais de 40 anos ao longo de sua vida.

Destaca-se a sua atividade enquanto membro do Conselho de Escola do ISCSP – Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, Membro do Conselho de Curadores do ISCTE – Instituto Superior de Ciências do Trabalho e do Emprego e Membro do Conselho Geral Estratégico da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias.

Leciona Corporate Diplomacy no ISCSP – Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas.

Foi galardoado com a Comenda da Ordem do Infante.