A CCP – Confederação do Comércio de Portugal é a estrutura de cúpula de todo o movimento associativo do setor do comércio e serviços e tem como missão contribuir para o desenvolvimento do País, através de três vetores estratégicos:

  • No seu papel de dinamizador do associativismo e do empreendedorismo no comércio e nos serviços;
  • Nos seus contributos no Conselho Económico e Social e em sede de Concertação Social, com vista ao desenvolvimento de um Contrato Social mobilizador e modernizador;
  • No seu papel de interlocutor entre o mundo empresarial e os sistemas político, social e fiscal, nomeadamente junto do Governo e da Administração Pública, Cúpulas Associativas, Escolas e Universidades, e Comunidade financeira e empresarial.

Como parceiro social, a CCP tem assento no Conselho Económico e Social e na Comissão Permanente de Concertação Social (CPCS).

A nível internacional, a CCP está representada, nomeadamente, no Comité Económico e Social (Comunitário), na Conferência Internacional de Trabalho da OIT e na Fundação Dublin. A CCP está ainda filiada na Eurocommerce, entidade que agrega, a nível europeu, um conjunto de estruturas associativas do comércio e serviços, de diversos países.

João Vieira Lopes
Presidente da Confederação
do Comércio e Serviços de Portugal

Desde 2010, presidente da Confederação do Comércio e Serviços de Portugal, organização que representa na concertação social, João Vieira Lopes é licenciado em engenharia eletrotécnica.

É, desde 2011, Presidente da Direção da ADIPA – Associação dos Distribuidores de Produtos Alimentares, a cuja direção pertence desde 2002. É Administrador de várias empresas no mercado da distribuição alimentar nos últimos 15 anos, como o grupo Matinha (cash & carry) e centrais de compras. Presentemente, é Administrador/Diretor Geral da EUROMADIPORT, integrada na maior rede de centrais de compras e serviços de distribuidores alimentares na Península Ibérica e na Europa, e da central de compras cooperativa portuguesa UNIMARK.

Está há 14 anos na indústria de produtos de grande consumo, tendo ocupado lugares de Administração e Direção em empresas nacionais e multinacionais como Compal, Nabisco, Benckiser e Knorr.